A publicidade de crédito bancário passará a ser acompanhada de uma mensagem sobre os riscos do superendividamento.
Haverá uma frase de alerta, assim como ocorre nas propagandas de
bebidas, cigarros e remédios. A mudança faz parte de um manual sobre
crédito sustentável elaborado pela Federação Brasileira de Bancos
(Febraban) que será lançado em 2014.
A norma de autorregulação deve abordar também questões como treinamento de pessoal e critérios para concessão de empréstimos.
Em relação à publicidade, a avaliação das instituições financeiras é
que a propaganda, muitas vezes, é muito ostensiva e não passa a
informação adequada.
"Eu poderia fazer uma analogia com a publicidade sobre bebidas: o
crédito, em excesso, pode gerar prejuízo", afirmou Gustavo José Marrone
de Castro Sampaio, diretor de autorregulação da Febraban, que participa
do V Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, em Fortaleza (CE).
Os bancos também tentam aperfeiçoar critérios para concessão, de
forma a melhor adequar o produto ao tipo de cliente. Haverá ainda normas
sobre informação disponível nos diferentes canais em que o empréstimo
pode ser diretamente contratado, como agências, internet e caixa
eletrônico.
Também haverá orientação para casos de inadimplência e liquidação
antecipada. "Hoje, vários canais estão disponíveis, com seus limites de
informação e você precisa regular isso." O manual também deve abordar
questões sobre treinamento de pessoal e o aumento de canais para
renegociação de dívidas.
Sampaio afirmou que o manual é apenas o início de um processo para
melhorar a concessão do crédito. "Não existe uma bala de prata que mude o
cenário que nós temos hoje. Não vai acabar com o problema do
superendividamento. Esse primeiro texto inicia um programa para o
futuro", afirmou.